Home Saúde Sindicato dos Médicos denuncia aumento de despesas em Pontal do Paraná, após terceirização da saúde

Sindicato dos Médicos denuncia aumento de despesas em Pontal do Paraná, após terceirização da saúde

0
Sindicato dos Médicos denuncia aumento de despesas em Pontal do Paraná, após terceirização da saúde

O Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná (Simepar) encaminhou denúncia à Promotoria de Justiça, nesta segunda-feira (12), apontando o aumento de despesas com a terceirização da Saúde no Município de Pontal do Paraná. Pelos dados levantados junto ao Portal da Transparência, o aumento chega a quase 3 milhões de reais, se comparadas as despesas empenhadas já pagas e a pagar, dos meses de janeiro a julho de 2023, com o mesmo período de 2024.

O Simepar tem combatido a terceirização de mão-de-obra em saúde pública, em ofensa à regra do concurso público, em diversas regiões do Estado. No litoral, possui ações em face de Municípios como Matinhos, Morretes, Paranaguá; além de acordos realizados com outros empregadores públicos para encerrar terceirizações.

Em relação a Pontal do Paraná, em dezembro de 2023 o Sindicato questionou o atraso no pagamento de médicos que trabalhavam de forma terceirizada, o que se mostra incompatível com elevado aumento de empenhos para serviços terceirizados de saúde. O Sindicato encaminhou e-mail questionando a Secretaria de Saúde e solicitando reunião, mas não obteve resposta até o momento.

O presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Marlus Volney de Morais, afirmou que “a terceirização precariza as relações de trabalho, deixando os médicos desassistidos social e juridicamente. A população perde e os médicos perdem com a terceirização”.

Fonte Simepar